Saudade e orgulho no ciclismo brasileiro: Conheça o estreante João Vitor Silva

Por AIPS América

6 de agosto de 2019

Poe Philipe Rabelo (Brasil) – Jornalista Jovem AIPS América

LIMA, Peru, 5 de agosto de 2019.- Com a medalha de bronze no peito e o pensamento um pouco distante, o ciclista João Vitor Silva aproveitou toda a cerimônia de premiação, mas parecia sentir falta de algo. O atleta de 22 anos estava com saudades do filho João Marcelo, que nasceu há dois meses.  «Está sendo terrível ficar longe dele, mas isso faz parte, vamos seguindo e na próxima semana já vou ficar com ele», disse.

João Vitor começou no ciclismo de estrada com 12 anos, porque o pai também praticava o esporte.  Em 2013 foi campeão brasileiro da categoria de base pela primeira vez, o que se repetiu nos dois anos seguintes. Em 2017 o atleta realizou o sonho de infância e entrou na seleção brasileira na competição panamericana, que ocorreu em Trinidad e Tobago.

«Aquela competição foi uma realização. Eu queria ser da seleção e lá foi incrível, ainda que tenhamos ficado com a sexta posição. Eu tenho muito orgulho de ter estado naquele campeonato» lembrou.

João Vitor se lembra de quando ainda estava no colégio e tentava matar aulas para chegar mais cedo aos treinos de ciclismo. Depois que terminou os estudos ficou 5 anos vivendo o esporte intensamente e em 2018 começou a faculdade de educação física. Hoje a rotina do atleta, que vive em Maringá (PR), se divide entre a os treinos, a faculdade e a família. «tudo é meio corrido. Eu treino musculação e pedal de manhã, à tarde treino no velódromo e à noite assisto às aulas da faculdade pelo computador de casa.», revelou.

O atleta explica que a modalidade na qual compete exige muito força e potência, porque as provas são medidas por tempo. «tudo é muito rápido e as marchas são altas. Fazemos muito esforço, mas tem que ser tudo muito veloz, por isso tantas horas de musculação», explicou.

Os ciclistas chegam a 70 Km/h nas provas no velódromo.  Questionado sobre o que mais o atrai no esporte, João Vitor é categórico ao afirmar que o esporte é o mais bonito e emocionante «aqui tem tudo, além do velódromo ser bonito, colorido, com formas e curvas, as competições são em altas velocidades e têm muita adrenalina. Até os tombos fazem parte», opinou o atleta, que quando pequeno assistia o DVD das competições de ciclismo Tour de France por horas.

Mais do que uma paixão, o ciclismo é um assunto recorrente na família de João Vitor. Além do pai que o levou para o esporte, a esposa do atleta também é ciclista. Ana Paula Casetta, de 23 anos e João Vitor se conheceram em uma competição há cerca de 2 anos. «Mas foi no ano passado que a gente ficou mais firme, me mudei para Maringá, onde ela mora. O nosso filho foi a melhor surpresa da minha vida, os avós estão em festa com o netinho», disse.

O sonho de João Vitor é que daqui uns anos, outro João esteja nos pódios representando a seleção brasileira de ciclismo. «O ciclismo é a minha paixão e eu quero que meu filho siga isso. Quero ser o treinador dele e quero que ele seja melhor do que eu, porque o esporte é um ótimo caminho para se seguir», afirmou. 

Artículos relacionados

Yankees Vs Dodgers por el título de Grandes Ligas desde el viernes

Yankees Vs Dodgers por el título de Grandes Ligas desde el viernes

Son 11 enfrentamientos en el Clásico de Otoño y la última fue en 1981 con 'Toro' Valenzuela con LA Serán los Yankees de Nueva York y los Dodgers de Los Ángeles quienes protagonicen el también conocido como 'Clásico de Otoño' de las Grandes Ligas....

Goleadas en la fecha 10 de Clasificación al Mundial 2026

Goleadas en la fecha 10 de Clasificación al Mundial 2026

RESULTADOS Colombia 4-0 Chile. Paraguay 2-1 Venezuela. Uruguay 0-0 Ecuador. Argentina 6-0 Bolivia. Brasil 4-0 Perú. Una jornada de goleadas se vivió en desarrollo de la décima fecha por las eliminatorias para el Mundial de fútbol 2026, protagonizada por los oncenos de...

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this