Brasil conquista medalhas inéditas na ginástica e faz melhor campanha da história em jogos

Por AIPS América

1 de agosto de 2019

Por Philipe Rabelo Alves (Brasil) – Jornalista Joven AIPS América 

LIMA, Peru, 1 de agosto de 2019.- Entre gritos, lágrimas e sorrisos, o Brasil encerra a participação na ginástica artística no Pan de Lima com números impressionantes. Em 5 dias de competição o Brasil conquistou medalhas todos os dias, ao todo foram onze. 4 ouros, 4 pratas e 3 bronzes. Além disso, o Brasil conquistou pela primeira vez na história dos jogos Pan-Americanos as primeiras posições gerais individuais. Caio Souza e Arthur Nory conquistaram ouro e prata, respectivamente. Já na barra fixa, a dobradinha brasileira foi de ouro com Chico Barretto e a prata com Arthur Nory.

Caio conquistou 3 medalhas. Além do ouro na classificação geral, ele também garantiu o ouro na competição por equipes e levou uma prata nas barras paralelas. «O que a gente pode fazer é trabalhar, ir aparelho por aparelho, elemento por elemento. Se a gente só pensar no resultado a gente se esquece do caminho», afirmou o ginasta.

Outro atleta que também se destacou foi Chico Barretto. O ginasta garantiu 3 ouros, um na categoria por equipes, uma no cavalo com alças e outra na barra fixa, na qual fez rodopios segurando a barra com apenas uma das mãos. Já nas barras paralelas, o atleta acabou se complicando e, por uma falha, acabou caindo do aparelho «Eu cometi um erro técnico e não consegui voltar ao meu apoio, mas eu voltei e repeti o elemento para mostrar que eu conseguia fazer com certa tranquilidade, mas acabei soltando o aparelho cedo demais. Faz parte da competição», explicou.

As medalhas de prata nesta edição dos jogos acabaram na mão dos ginastas brasileiros que se chamam Arthur. Arthur Zanetti conquistou a prata nas argolas, perdendo para o mexicano Fabián de Luna por apenas 0,100 pontos. Já Arthur Nory, ex-atleta de judô, migrou para a ginástica em 2005 e nos jogos de Lima levou duas pratas para casa, uma na barra fixa e a outra na posição geral. «Foi mais do que eu esperava, eu não sabia se viria ou não, mas deu tudo certo. Foi feita uma força tarefa para eu recuperar rápido e fiz o meu melhor, mas sempre dá pra melhorar, ajustar séries, execuções e partidas, agora vamos focar no mundial», analisou.

A categoria feminina conquistou as três medalhas de bronze, mas o nome que brilhou nos jogos foi Flavia Saraiva, de 19 anos. A atleta de muito carisma levantava o ginásio ao final das apresentações. Sempre com músicas conhecidas e um belo sorriso, a ginasta pedia ao publico que interagisse com palmas no decorrer da apresentação. Flavia conquistou o bronze no solo, na categoria individual e também na competição por equipes. «Eu tento trazer as pessoas para o solo, eu quero que o público se sinta comigo ali dentro. Eu escolho as músicas que eu gosto, mais animadas, esse é o meu jeitinho», concluiu.

Essa foi a melhor campanha do Brasil em jogos Pan-Americanos, superando o Pan de 2007, sediado no Rio de Janeiro. Apesar do número de medalhas ser igual (11) e o de ouros também ser repetido (4), Lima teve 4 pratas, duas a mais que os jogos do Rio.

Artículos relacionados

Yankees Vs Dodgers por el título de Grandes Ligas desde el viernes

Yankees Vs Dodgers por el título de Grandes Ligas desde el viernes

Son 11 enfrentamientos en el Clásico de Otoño y la última fue en 1981 con 'Toro' Valenzuela con LA Serán los Yankees de Nueva York y los Dodgers de Los Ángeles quienes protagonicen el también conocido como 'Clásico de Otoño' de las Grandes Ligas....

Goleadas en la fecha 10 de Clasificación al Mundial 2026

Goleadas en la fecha 10 de Clasificación al Mundial 2026

RESULTADOS Colombia 4-0 Chile. Paraguay 2-1 Venezuela. Uruguay 0-0 Ecuador. Argentina 6-0 Bolivia. Brasil 4-0 Perú. Una jornada de goleadas se vivió en desarrollo de la décima fecha por las eliminatorias para el Mundial de fútbol 2026, protagonizada por los oncenos de...

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this